Limpeza de vidros
Num serviço de limpeza doméstica, uma das tarefas mais difíceis de realizar é certamente a limpeza das janelas, o que contempla a lavagem de estores ou portadas, dos vidros, armaduras que seguram os vidros e ainda das caixilharias aonde as janelas se encontram afixadas.
Desse modo e, tendo em conta que uma habitação pode albergar dezenas de janelas, é deveras importante que a equipe de limpeza esteja munida de maquinaria apropriada para o efeito, nomeadamente, de uma boa máquina de vapor, pois é através dela que se consegue lavar com grande rapidez e eficácia os estores, principalmente as linhas horizontais que separam as ripas, pois são nessas linhas de união, que se acumula a maior sujidade.
Limpeza de janelas, vidros e estores!
Para execução do serviço, também é necessário um soprador/compressor, que irá ajudar ao funcionário a conseguir expelir de forma célere as partículas de pó. Um bom aspirador, também é fundamental, desde que se utilize o tubinho adequado, pois irá sugar eficazmente, do patamar e caixilharia da janela, toda e qualquer sujidade/poeira que, entretanto, tenha sido libertada pelo soprador.
Após a eliminação de todo pó e resíduos presente na janela, é conveniente que a mesma seja removida, caso seja possível, da sua respetiva caixilharia. Com essa ação, o funcionário conseguirá ter amplo acesso aos estores, o que lhe permitirá lavá-los na sua máxima amplitude, recorrendo à utilização da máquina de vapor. Feito a lavagem dos estores, o funcionário transporta a janela até à banheira da habitação e efetua a sua lavagem integral, utilizando o produto de limpeza específico e água abundantemente. Após a secagem da janela, os vidros são todos limpos, de frente e verso, com o produto apropriado para vidros e cristais.
Por último, realiza-se a limpeza da caixilharia, também com o uso da máquina de vapor, voltando-se a montar de novo as janelas nos seus respetivos locais de origem.